quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Cristão pode ouvir Música Secular?


A música está sempre presente na vida do ser humano. Ela pode trazer sentimentos variados como ódio, raiva, revolta, paixão, rebeldia, agitação, e também emoções boas como a paz, o amor, a alegria, o quebrantamento. Isso acontece porque quando se ouve uma canção, escuta-se uma melodia que interfere no corpo, na alma e no espírito!

A melodia ministra ao espírito do homem, enquanto a harmonia se relaciona à alma (vontade, mente e emoção); o ritmo está associado ao movimento do corpo. Unindo a harmonia, a melodia e o ritmo com a letra certa obtêm-se benefícios para o corpo, a alma e o espírito.

Da mesma forma, uma canção com uma letra não adequada traz malefícios. É isso mesmo! Uma simples música tem o poder de transformar vidas. Daí a importância de sempre evitar ouvir algo que venha trazer influências malignas para a própria pessoa.

Para a pastora Nadyege B. Macário, da igreja Ministério Apascentar da Região Oceânica, a simples iniciativa de escutar uma canção secular é mais grave do que se parece. Nadyege é bacharel em Música Sacra, licenciada em Educação Musical e pós-graduada em Ministério da Música Sacra, autora do livro Expressões de Louvor na Adoração, e sabe do que está falando. “O problema é que quando a pessoa ouve a música não evangélica, se não tiver uma comunhão real com Deus, será dominada por aquela letra. Daqui a pouco, passa a agir conforme a música. E aquela canção irá influenciar o pensamento, o comportamento, a atitude e, conseqüentemente, a vida. O jovem deve repensar esta questão porque muitas letras seculares trazem enfermidade para a alma e aprisionam as mentes”, alerta a pastora.

Um exemplo disso são os bailes de funk, rock e afins, onde as músicas que mencionam o tempo todo sexo, drogas, violência e rebeldia são cantadas enfaticamente. “Essas canções possuem letras horríveis, além de um ritmo bem frenético que movimenta o corpo, traz euforia e deixa o espírito transtornado. A alma fica completamente confusa e a pessoa perde a noção do que está fazendo. É por isso que durante esses shows encontram-se camisinhas no chão, pessoas bêbadas e drogadas, e há muitas brigas. Elas são impulsionadas pela melodia que ouviram”, explica Nadyege.

I João 2:15-16 - "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo... não vem do Pai, mas sim do mundo"

O jovem cristão que gosta de dançar e cantar não precisa buscar no mundo esses movimentos, já que o mercado fonográfico evangélico está bem desenvolvido e tem todos os ritmos, melodias e harmonias.

A música é uma das formas de expressão de louvor que Deus mais utiliza para levar o homem à adoração. A Bíblia ensina que se deve louvar a Deus, anunciando em alta voz os seus feitos poderosos.

“Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos” (Sl 117.1)
“Criados para a glória de Deus” (Is 43.21). O versículo bíblico diz que fomos criados para elogiar, com tudo o que temos e somos, com toda a expressão física dada por Deus a nós no lazer, em casa, no trabalho, nos atos e nas atitudes.

"E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus." (Levítico 20:26)

“O crente que entende o que é adorar, que busca a santidade, não tem vontade de ouvir música do mundo. Ele vai querer elogiar a Deus 24 horas por dia, vai dormir e acordar cantando canções de louvores a Deus. A música, quando utilizada da maneira correta, ou seja, para a glória de Deus, é estratégia no reino espiritual e tem o propósito de destruir, arrebentar com as estruturas físicas no mundo espiritual satânico. O louvor traz poder de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário