domingo, 25 de setembro de 2011

Adoração: Obrigação ou Obediência?


No último final de semana foi o encerramento da décima quarta confraternização da união de homens da minha igreja e eles colocaram como tema o título deste post. O que foi interessante é que a maior parte dos pregadores da festa entrou em uma questão filosófica sobre este assunto. Será tão difícil assim responder a esta pergunta? Gostaria de dividir então com vocês.

Hoje nós temos, praticamente, vários tipos de cristãos. Vamos falar de alguns: o primeiro grupo é daqueles que servem ao Senhor em troca de alguma coisa. Como assim? Não entenderam? Deixa eu ser mais claro então: existe um número muuuito grande de pessoas que vão a igreja mas simplesmente para pedir! Pedem à Deus um novo emprego, sucesso no emprego atual, para passar no vestibular, para conquistar um(a) companheiro(a), uma promoção, um pagamento de uma dívida, trazer seu marido/esposa de volta, pagamento de dívidas, cura de doenças e por aí vai. E olhem que eu não citei tudo não! Peguei até leve! Aí sabem o que acontecem quando Deus não atendem suas orações? Quando não falam que estão em provação terrível da qual Deus esqueceu deles, culpam a igreja que não é abençoada e acabam saindo para ir na igreja do profeta X ou do profeta Y porque lá “Deus fala” com a congregação. Esse é o famoso “crente pipoca” pois fica pulando por ser mais interessante para ele mesmo.

O segundo grupo que eu gostaria de citar aqui são o grupo que gosto de denominar como “Maria vai com as outras”. Esse grupo é formado por dois tipos de pessoas: aqueles que não querem ficar pra trás e simplesmente imitam os que realmente adoram e aqueles que emotivos demais e se deixam influenciar pela massa que está adorando. Me lembro muito bem de uma vez que uma amiga minha que foi minha madrinha de casamento e ao ir em um culto avivado se viu no meio de um monte de pessoas chorando e ficou tocada e começou a chorar sem saber por que. Esses dois grupos não duram muito são de curta duração no seio da igreja.

O terceiro e ultimo grupo que irei focar aqui são os verdadeiros adoradores. Este grupo é formado pelos salvos e remidos de Deus que se entregam de corpo e alma ao Criador (e não ao @criador) para que o seu reino cresca na terra. mas… como reconhecer este grupo? Este grupo é formado por aqueles que, mesmo passando por problemas, sem é pre estão bem pois confiam que o Senhor cuida de tudo (2ª Reis 4:25-30); é formado por aqueles que nã desviam sua atenção de Deus em prol da sua TV, de um filme, de uma namorada – não que deixem de ver TV ou de namorar mas primeiro lugar Deus (Êxodo 34:14-17); é formado por aqueles que resistem as inúmeras tentações que o mundo oferece por que sabe que só a Ele é que devemos adorar (Mateus 4:8-11)!

Diante deste quadro, meu querido e amado irmão em Cristo, eu lhe pergunto: em qual grupo você está inserido? Deixa eu esclarecer alguns pontos:

É errado pedir a Deus? – Não, não é. Mas é preciso entender que a vontade de Deus é soberana em nossa vida e que devemos compreender e aceitar seus desígnios. Nem sempre aquilo que pedimos é bom para nós e Deus, mas que ninguém sabe disso, não é mesmo?
Não devo ser emotivo? – Por favor! Nós somos formados por emoções e estas é são que fazem de nós o que realmente somos. O que deve acontecer é que devemos ficar ligado na palavra e não na emoção dos outros. Afinal de conta não é por que o meu vizinho do lado começa a chorar que eu vou chorar também. Pense nisso e começe a se concentrar na palavra que está sendo pregada. Você vai aprender a “peneirar” o joio do trigo e saber glorificar na hora certa e pelo motivo certo.
Mas e a grande questão, título deste post?

Sabemos que adorar a Deus e somente a Ele é um dos mandamentos citados em Êxodo e por ser um mandamento muitos o consideram como uma obrigação e, portanto, devemos obedecê-la. Mas, na minha humilde opinião, é uma questão que está acima da obrigação e da obediência. Aqueles que são salvos e tem o seu coração O louvam e o adoram. A adoração não é uma questão de dobrar os joelhos e prostar somente. A palavra nos fala que tudo que tem folego louve ao Senhor (Salmos 150:6). Todo livro de Salmos é uma adoração e um louvor a Deus. Todas as vitórias de Davi foram precedidas ou sucedidas de muita adoração ao Deus de Israel! Minha alma louvou imensamente ao Senhor ao contemplar o nascimento da minha filha; adoro de todo o coração a Deus todo dia quando acordo pois é um dia a mais que o Senhor nos concede; quando adolescente eu ia a praia em Maricá e ficava pescando durante toda a noite e madrugada e tocava violão ao nascer do sol e contemplar as maravilhas de Deus que é todo a criação.

A adoração deve ser espontânea e deve partir da nossa alma, do nosso coração. Quando você adorá-lO assim irá transcender a obrigação e a obediência. Você passará a ter uma íntima comunhão com o Pai e muita coisa mudará em sua vida.

Faça esta proposta para sua vida e veja o que acontecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário